BRAcelona. Atividade sobre Política Cultural. 26/09/2025.
BRAcelona, como o nome indica, é uma forma abreviada de referir-se à diversidade cultural brasileira na capital da Catalunha, considerada atualmente o maior polo, em toda a Europa, do que se convencionou chamar de Indústrias Culturais. E isso tem tudo a ver com o fato de que Barcelona superou Paris, em 2024, como cidade mais visitada por turistas internacionais em todo o mundo (segundo a OMT). O que esta relação nos afeta?
Somos uma das populações que, aqui, mais crescem proporcionalmente (segundo o Instituto de Estatística da Catalunha). Éramos 23.341 no ano passado. 21.630, em 2021. Pouco mais de 5 mil, em 2005. Quantos trabalhando na economia da cultura e do turismo?
Como comunidade, sentimos a necessidade de falar das principais questões que mexem com as nossas vidas. Cultura é uma delas. Fundamental. O melhor começo.
Qualquer pessoa, cidadã, tem plena legitimidade para conversar com outras sobre as coisas que estruturam as nossas vidas, em comum. Quando o fazemos de forma bem organizada, coletivamente, melhor.
Por isso, assumimos esta iniciativa, como sociedade civil organizada. Juntos, podemos nos organizar melhor.
Sem perda de tempo.
Você sabia que a Generalitat da Catalunha está oferecendo uma formação gratuita, de excelência, com os mais conceituados especialistas, sobre Gestão Cultural? Pois o prazo acaba em pouquíssimos dias. E toda a informação pode ser acessada aqui. Não podemos deixar de saber destas oportunidades!
Tens suficiente conhecimento sobre todas as ofertas de subvenção para projetos?
Sabia que o nome da maior política pública da Prefeitura de Barcelona, Cultura Viva, é uma respeitosa cópia a uma iniciativa do ex Ministro Gilberto Gil junto à nossa comunidade? Foi do Fórum Cultural Mundial que, em 2004, em Barcelona, Gil instituiu as bases da Convenção da UNESCO para a Diversidade Cultural, que ele mesmo defendeu, discursando e cantando no plenário da ONU (com direito ao Presidente da ONU, Kofi Annan, improvisando na percussão).
É consciente que a maior reunião mundial sobre política cultural se realizará nestes dias exatamente em Barcelona? E que esteve em Barcelona e que está chegando a maior delegação institucional do MINC (incluindo a Ministra Margareth Menezes) que já esteve nesta cidade? Que há previsão de um encontro do nosso MINC com o Ministério de Cultura da Espanha, cujo ministro, por acaso, é catalão? E que é o seu grupo político, do Ministro Urtasun, que nos cede, gentilmente, seu espaço para esta nossa conversa?
Pois, somente esperamos que nos confirme tua presença e que nos ajude a divulgar.
Se agradece.
Ah! Para melhorar, o local nos disponibilizará o seu bar, com cerveja e snacks por 1 Euro.
Aquele abraço.
BRAcelona, 17/9/2025.
LEIA Abaixo a nossa convocatória.
BRAcelona. Cultura brasileña en Barcelona.
Día 26 de septiembre, Viernes, 18h, en Comuns-BCN, Calle Marina, 131 bis, baixos.
Metro Marina.
Temas a tractar, entre otros:
• Mondiacult, UNESCO. Visita del MINC (de la Ministra de Cultura Margareth Menezes) a Barcelona y reunión con el Ministro de Cultura de Barcelona, el catalán Ernest Urtasun.
• Oportunidades y desafíos para artistas brasileños en el exterior.
• Agenda común, Network, financiamiento público y economía de la cultura.
• COP30 en la Amazonia Brasileña.
Con artistas, gestores, Mestres, arte-educadores, colectivos, representantes de la comunidad cultural y de las asociaciones.
Explíquenos, a la comunidad, sus actuales proyectos y cuéntanos sobre tus novedades.
APCBRAS.
Asociación para la promoción de la cultura brasileña en Barcelona.
Comentários
Postar um comentário