BRAcelona. Atividade sobre Política Cultural. 26/09/2025.

 


BRAcelona, como o nome indica, é uma forma abreviada de referir-se à diversidade cultural brasileira na capital da Catalunha, considerada atualmente o maior polo, em toda a Europa, do que se convencionou chamar de Indústrias Culturais. E isso tem tudo a ver com o fato de que Barcelona superou Paris, em 2024, como cidade mais visitada por turistas internacionais em todo o mundo (segundo a OMT). O que esta relação nos afeta? 


Somos uma das populações que, aqui, mais crescem proporcionalmente (segundo o Instituto de Estatística da Catalunha). Éramos 23.341 no ano passado. 21.630, em 2021. Pouco mais de 5 mil, em 2005. Quantos trabalhando na economia da cultura e do turismo? 

 Instagram do MINC, 15/9/2025


Como comunidade, sentimos a necessidade de falar das principais questões que mexem com as nossas vidas. Cultura é uma delas. Fundamental. O melhor começo.


Qualquer pessoa, cidadã, tem plena legitimidade para conversar com outras sobre as coisas que estruturam as nossas vidas, em comum. Quando o fazemos de forma bem organizada, coletivamente, melhor.


Por isso, assumimos esta iniciativa, como sociedade civil organizada. Juntos, podemos nos organizar melhor.

 MINC em Barcelona, anos atrás


Sem perda de tempo.


Você sabia que a Generalitat da Catalunha está oferecendo uma formação gratuita, de excelência, com os mais conceituados especialistas, sobre Gestão Cultural? Pois o prazo acaba em pouquíssimos dias. E toda a informação pode ser acessada aqui. Não podemos deixar de saber destas oportunidades!


Tens suficiente conhecimento sobre todas as ofertas de subvenção para projetos?


Sabia que o nome da maior política pública da Prefeitura de Barcelona, Cultura Viva, é uma respeitosa cópia a uma iniciativa do ex Ministro Gilberto Gil junto à nossa comunidade? Foi do Fórum Cultural Mundial que, em 2004, em Barcelona, Gil instituiu as bases da Convenção da UNESCO para a Diversidade Cultural, que ele mesmo defendeu, discursando e cantando no plenário da ONU (com direito ao Presidente da ONU, Kofi Annan, improvisando na percussão)




É consciente que a maior reunião mundial sobre política cultural se realizará nestes dias exatamente em Barcelona? E que esteve em Barcelona e que está chegando a maior delegação institucional do MINC (incluindo a Ministra Margareth Menezes) que já esteve nesta cidade? Que há previsão de um encontro do nosso MINC com o Ministério de Cultura da Espanha, cujo ministro, por acaso, é catalão? E que é o seu grupo político, do Ministro Urtasun, que nos cede, gentilmente, seu espaço para esta nossa conversa?


Urtasun e Almodóvar


Pois, somente esperamos que nos confirme tua presença e que nos ajude a divulgar.


Se agradece.


Ah! Para melhorar, o local nos disponibilizará o seu bar, com cerveja e snacks por 1 Euro.


Aquele abraço.


BRAcelona, 17/9/2025.


LEIA Abaixo a nossa convocatória. 


BRAcelona. Cultura brasileña en Barcelona. 


Día 26 de septiembre, Viernes, 18h, en Comuns-BCN, Calle Marina, 131 bis, baixos. 

Metro Marina.  


Temas a tractar, entre otros:


    • Mondiacult, UNESCO. Visita del MINC (de la Ministra de Cultura Margareth Menezes) a Barcelona y reunión con el Ministro de Cultura de Barcelona, el catalán Ernest Urtasun.

    • Oportunidades y desafíos para artistas brasileños en el exterior. 

    • Agenda común, Network, financiamiento público y economía de la cultura. 

    • COP30 en la Amazonia Brasileña. 


Con artistas, gestores, Mestres, arte-educadores, colectivos, representantes de la comunidad cultural y de las asociaciones. 


Explíquenos, a la comunidad, sus actuales proyectos y cuéntanos sobre tus novedades. 


APCBRAS. 

Asociación para la promoción de la cultura brasileña en Barcelona.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Choro, Libros, Rosas y un santo palestino acompañado de un simpático dragón.

Rueira! (“da rua”). Assim diziam, lá em casa, quando perguntavam, na nossa infância: Cadê Girlayne?