Pep Bernadas, Flavia e Flavio. E Mujica. Claro! Na maior livraria de viagens da Europa.

 

Em julho de 2014, num encontro multilateral no Brasil, Pepe Mujica sacou da bolsa um mapa para convencer Putin sobre uma obra estratégica. Ali, ao surpreender a dura diplomacia russa, descontraiu o Chefe de Estado, e presenteou um vídeo para a história da Internet. Brindou os russos com uma aula de geopolítica latino-americana.


Por aqueles anos, em um festival literario promovido pela diplomacia brasileira com representantes da Universidade Sorbonne, conheci Pep Bernadas, fundador de Altaïr, em Barcelona. A maior e mais importante livraria de viagens de todo o continente europeu (mais de 60 mil itens no acervo, segundo National Geographic).


Esta semana, estivemos novamente com Bernadas, desta vez Flavia e eu, para preparar uma atividade sobre Viajar ao Brasil. Já que, neste mês de setembro, se comemora o Dia Mundial do Turismo. No dia 27.


No dia que o conheci, recordo que o catalão Bernadas sacou da sua biblioteca particular um mapa (tal como Mujica fez com Putin) para explicar-me coisas da Amazônia Brasileira que eu ainda nem conhecia.


No final desta nossa recente conversa, Pep nos comentou sobre seu encontro com Mujica, no Uruguai. De como a famosa cachorrinha de Mujica, Manuela, demonstrou carinho por Bernadas, no dia que ele visitou a humilde casa do ex-presidente uruguaio (caindo nas graças de Mujica, pois este costumava dizer que o que agradava a Manuela seria certamente bom para o Uruguai).


Em Barcelona, em matéria de viagem, o antropólogo fundador desta icônica livraria é uma referência imensa. Escutado por mochileiros, estudantes que buscam alternativas de conhecer o mundo com consciência social e ambiental (“A Praia” em que Pep Bernadas navega), políticos (como Pablo Iglesias, que lotou a livraria), empresários desta imensa indústria turística que é Barcelona (atual cidade europeia mais visitada por estrangeiros que a “invadem” a cada ano)… E pessoas como Flavia – que dedicou significativa parte da sua vida a fazer o mesmo que Bernadas: ajudar pessoas a viajar melhor. O melhor da VIDA.


Por isso, entramos na sua sala e escutamos atentamente sua improvisada aula (com direito a apresentar-nos, de boa memória, nomes de pequenas cidades brasileiras) de como compatibilizar Paixão, Conhecimento e Sentimento. As 3 palavras mágicas de um empreendedor que fundou, quase 50 anos atrás (em 1979), a livraria Altaïr. Que significa, em árabe, A Ave. Nome de estrela que representa a conexão entre os hemisférios Norte e Sul, na mitologia grega. Nome de um barco do escritor Henry de Monfried, navegador do Mar Vermelho.


Saíamos nos despedindo com pressa, quando Pep pediu a Flavia um abraço, como se faz nas melhores viagens, ao conhecer as melhores pessoas.




Como fez, no nosso Brasil, Mujica com Putin. Que naquele dia sorriu mais do que em outros dias.


Aquele abraço.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BRAcelona. Atividade sobre Política Cultural. 26/09/2025.

Choro, Libros, Rosas y un santo palestino acompañado de un simpático dragón.

Rueira! (“da rua”). Assim diziam, lá em casa, quando perguntavam, na nossa infância: Cadê Girlayne?